sábado, 16 de março de 2013


SISTEMA SOLAR

O sistema solar é um aglomerado de planetas, meteoroídes, cometas e vários outros corpos celestes em torno de uma estrela: O SOL.

Com cerca de cinco bilhões de anos, o Sol é o centro de nosso sistema solar. Apenas um minúsculo pedaço de uma galáxia chamada Via Láctea que contem outros bilhões de estrelas tão ou mais brilhantes que o nosso rei ( são mais de 200 milhões de estrelas, sendo que a mais próxima do sol, a Próxima Centauri, está a 4,3 anos luz dele).
O nosso sistema solar é oficialmente formado por oito planetas: MERCÚRIO, VÊNUS,TERRA, MARTE, JÚPITER, SATURNO, URANO E NETUNO. Até 2006   PLUTÃO era considerado o nono planeta do sistema solar. Entretanto a descoberta do cinturão de Kuiper, uma região logo depois de Plutão, fez a União Astronômica Internacional  criasse uma definição para planeta que exclui Plutão, classificando-o de acordo com a nova definição, como um "Planeta-anão".
Assim como Plutão, outros dois corpos celestes, CERES e ÉRIS, que antes eram considerados asteroides, passaram  a ser considerados planetas-anões.
Os alunos do 6º ano do Colegio Objetivo de Jaboticabal, montaram  um sistema solar e um mini planetário, eles foram orientados pela profª GEO (Ana Paula) e contaram também com a participação de pais, tios avós,  ficou muito lindo. 
O texto acima foi pesquisado pela aluna Lívia constant Rodrigues.
Abaixo segue as fotos dos meus baixinhos e lindinhos.








Obrigada por tornar possível está publicação: Victor H. Soares, Caio, Nicholas,Felipe, Lívia C. Isabele, Henrique, Caique,Victor, Carlos,Tiago,Rafael, Beatriz, Alexandre,Lívia S e Murilo.