quinta-feira, 19 de julho de 2012

DEFICIENCIA INTELECTUAL

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 10% da população em países em desenvolvimento, são portadores de algum de deficiência, sendo que metade destes são portadores de Deficência Mental.
A deficiência mental, segundo Dessen e Silva(2000), tem concepções relativas de acordo com os valores culturais vigentes, por isso é uma visão mutante que vem se desenhando anos após anos, de acordo com  com a evolução de concepção de humanidade que temos. Na antiguidade as crianças deficientes eram abandonadas por serem considetadas imperfeitas. No final do século XV,com a ascenção da produção capitalista imperou a visão de que a deficiência era um atributo do indivíduo e foi considerado improdutivo. Somente no século XIX é que iniciou-se uma protura de responsabilidade pública sobre a deficiência. Iniciando a concepção multidimensional da deficiência, colocando o ser humano no centr das discussões e consequentemente ampliando a concepção de construção de todos como seres históricos e sociais.

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU DOENÇA MENTAL?

Na deficiência mental, há uma limitação no desenvolvimento das funções necessárias para compreender e interagir com o meio, enquanto na doença mental,essas funções existem mas ficam comprometidas pelos fenômenos psíquicos aumentados ou anormais. È importante dizer que as duas podem se apresentar juntas em um paciente.
A inclusão social é um instrumento extremamente importante na determinação da qualidade de vida dessa pessoa, pois permite o acesso a todos os recursos da comunidade, que favorecerão o seu desenvolvimento global, reforçarão a sua aut5onomia e ajudarão a construir a sua cidadania.
Como qualquer um de nós, a pessoa com Deficiência Intelectual percebe tudo que se passa ao seu redor. Portanto, devemos criar as oportunidades para que ela possa realizar todas as atividades que achar interessantes e auxiliá-la no que for possível.

Vídeo: Aprender a Aprender.
Fimes: Como estrela na Terra
Louco para Amar

Fonte:
Apostila desenvolvida para fins didaticos - Jaqueline Roberta da Silva ( psicologa especializada em saúde pública)
Cruso de D I -  oferecido pela D. E - Jaboticabal  SP
You tube