sábado, 26 de maio de 2012

CIDADES  INACABANAS: País tem grande maioria  das ruas iluminadas, mas registra falta de calçadas acessíveis  e esgoto a céu aberto.
  
  No Brasil as ruas são iluminadas e pavimentadas, porém a falta de esgoto encanado e lixo a  céu aberto é bem maior que a iluminação.
 Segundo o IBGE, em pleno século 21, 11% das moradias ainda convivem com ausência de saneamento e 5% delas com lixo à porta. Esse é o retrato de 82,2% dos domicílios brasileiros.
  Outro dado importante é que, apesar de o país ser o berço da floresta amazônica, 32% das casa não tem árvores em suas imediações.
  "O Brasil ainda tem muito a fazer para melhorar essas condições ambientais do entorno de muitos domicílios. Elas são importantes porque estão diretamente ligadas à saúde da população", diz Wasmália Bivar, presidente do IBGE.
  Para Bivar, os dados revelam também uma "grande! disparidade regional. Nas regiões Norte e Nordeste,32% e 26,3% dos domicílios tinham, respectivamente, esgoto a céu aberto em suas proximidades. A presença de lixo também era maior do que a média do país, 7,8% e 6,5% respectivamente.




                                                                                                          


  










                GOIÂNIA E  BELO HORIZONTE TÊM MELHORES INDICADORES.
  
  Planejadas e jovens, Goiânia e Belo Horizonte ocupam os primeiros lugares na oferta de boas condições do entorno das moradias de lixo e esgoto expostos.










SÓ 4,7% DAS RUAS FACILITAM ACESSO PARA DEFICIENTES.


  Um dos dados mais preocupantes divulgados pelo IBGE é o de que apenas 4,7% das ruas do país têm rampas  de acesso para cadeirantes. Porto Alegre (RS), é o que mais tem ruas mais ruas com rampas para deficientes, 23,3% do total. Fortaleza(CE), é a pior no ranking, 1,6% das ruas tem rampas.





FONTE: Jornal " a Folha de São Paulo.



obs: Deixe seu comentário.