domingo, 29 de abril de 2012



            RIO +20


O QUE É A RIO+20?
É o nome da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho de 2012. Deverão participar líderes dos 193 países que fazem parte da ONU.

Objetivo:
O principal objetivo da Rio+20 é renovar e reafirmar a participação dos líderes dos países com relação ao desenvolvimento sustentável no planeta Terra. É portanto uma segunda etapa da Cúpula da Terra(ECO92) que ocorreu há 20 anos na cidade do Rio de Janeiro.

Principais temas que serão debatidos:
  • Balanço do que foi feito nos últimos 20 anos em relação ao meio ambiente;
  • Ações para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta;Maneiras de eliminar a pobreza;
  • A governança internacional no campo do desenvolvimento sustentável.

O Brasil está preparado para receber todos os participantes da Rio+20 de maneira sustentável?
Não. "Uma conferência como essa tem milhões de impactos, a começar pelas emissões de gases-estufas, passando pela questão da mobilidade urbana, do uso de energia e da água", diz Marco Fujihara, diretor do Instituto TOTUM. "Isso já deveria estar quantificado".
O comitê nacional de organização da Rio+20, no entanto, diz que fará o cálculo da chamada "pegada de carbono" - a quantidade de gases estufa que o evento vai emitir.
O comitê afirma ainda que está adotando medidas para tornar o encontro mais sustentável. As providências vão desde o uso de veículos com biocombustível até a inclusão de critérios de sustentabilidade nas licitações.
O Riocentro, sede da conferência, também investe na melhoria da sua estrutura. As 6408 lâmpadas estão sendo substituídas pela tecnologia LED, que consome menos energia. A troca,porém, só será concluída em 2013( O encontro será em junho de 2012.
Caso o Brasil não consiga atingir as metas de mudanças para a Rio+20, os impactos serão negativos.

Exemplos:
Contribuição para as mudanças climáticas.
Um voo entre a Europa e o Brasil, em classe econômica, emite uma tonelada de CO², o mesmo emitido em um ano por um carro popular que roda 20 Km por dia. Voos particulares dos chefes de Estado agravam a situação.




Nó no Trânsito
Com o RioCentro na zona oeste e a maior parte dos hotéis na zona sul, a conferência deve prejudicar a fluidez do trânsito.


Geração de lixo e consumo de água e energia.
A presença de 50 mil pessoas na Rio+20 e nos eventos paralelos vai aumentar a quantidade de lixo e o consumo de água e energia. Muitos hotéis não tem sistema de reaproveitamento de água ou medidas eficiência energéticas.

Fonte: Folha de São Paulo
           acervo próprio
          Internet
          Revistas: Veja e Exame.


                                                                                PIB POTENCIAL

Em economia o Produto Potencial(também referido como "Produto Interno Bruto Natural) refere-se ao nível mais alto do Produto Interno Bruto que pode ser mantido de forma sustentada em longo prazo. A existência de um limite deve-se aos constrangimentos naturais e institucionais. Se o PIB real aumentar acima do produto potencial, então( na ausência de controles de preços e salários) a inflação tende a aumentar à medida que a demanda excede oferta. Isso acontece devido à oferta limitada de trabalhadores e seu tempo disponível, de bens de capital e de recursos naturais, juntamente com os limites impostos pela tecnologia e pelas competências de gestão.
Da mesma forma, se o PIB estiver abaixo do PIB natural, a inflação desacelera em consequência dos fornecedores baixarem os preços para preencher a suas capacidades de produção, que está abaixo do nível ideal.
Se a economia está no seu nível potencial, o desemprego é igual à "taxa natural de desemprego"( NAIRU- Sigla em Inglês: Non Accelerating Inflation Rate of Unemployment - Taxa de desemprego não acelerando a Inflação.
Geralmente, a maioria dos bancos centrais e outras agências de planejamento econômico tentam manter o PIB próximo do nível do PIB natural.Isso pode ser feito de várias maneiras: as duas estratégias mais comuns são expandir ou contrair o orçamento do governo(política orçamental), e alterar a quantidade de moeda em circulação para influenciar os níveis de consumo e de investimento(política monetária).

BRASIL PODE PERDER ATÉ 2 PONTOS PERCENTUAIS DO PIB.

O FMI( Fundo Monetário Internacional)aponta progresso na redução de riscos nos mercados mundiais, mas alerta que reformas como a maior integração fiscal e financeira da Europa e o fortalecimento bancário ainda precisam ser priorizadas.
Se não o forem, consequências como a saída de capital dos países emergentes minariam o avanço global, com o impacto de até 2 pontos.
Para um país como o Brasil, que recebeu um montante enorme de capital estrangeiro, o impacto sobre o crescimento poderia chegar a dois pontos percentuais, mesmo com reservas sendo suficientes para cobrir necessidades financeiras de curto e médio prazo.

Fonte: Vikipedia
Folha de São Paulo A16 19/04/2012