sábado, 28 de janeiro de 2012

O PODER DA EDUCAÇÃO


Pesquisa do Datafolha indica que a escolaridade é o principal fator de distinção das classes sociais no Brasil, mais do que a posse de bens de consumo e a renda.
  O Brasil é um país de classe média. Seis em cada dez brasileiros com 16 anos ou mais já pertencem a esse grupo,segundo o Datafolha.
  Com 90 milhões de pessoas, número superior ao da população alemã, a classe média brasileira, no entanto, está longe de ser homogênea.
  A variedade de indicadores de renda, educação e posse de bens de consumo permite a divisão dessa parcela da população em três grupos distintos que separaram os ricos dos excluídos.
  O acesso crescente a bens de conforto como eletroeletrônicos, computadores e automóveis é o que mais aproxima as três esferas da classe média brasileira.
  Se a posse de bens de consumo aproxima as três classes médias brasileiras, indicadores de renda e educação ainda os distanciam.
  Estudar é, portanto, o melhor passaporte para a mobilidade. E, apesar de muitos brasileiros ainda terem uma escolaridade precária, a boa notícia foi que a distância entre pobres e ricos no diz respeito ao acesso à escola diminuiu.
  Uma pesquisa mostra que 40% da queda da desigualdade no mercado de trabalho na década passada é explicada pela melhoria da escolaridade dos mais pobres. A Educação  é fundamental para a queda da desigualdade.




















FONTE:
Datafolha
IBGE
folha de São Paulo: Caderno Especial 22/01/2012
Google