domingo, 23 de setembro de 2012

XVIII Feira cultural - Colégio Objetivo - Jaboticabal


VOLTA AO MUNDO EM TRÊS DIAS

Nos dias 4,5 e 6 de setembro de 2012, ocorreu a Edição- XVIII Feira Cultural do Colégio Objetivo de Jaboticabal. 
Mais uma vez os alunos do colégio Objetivo se superaram na organização, apresentação e criatividade na Feira Cultural, dando  volta ao mundo em três dias.Trazendo muitas curiosidades e conhecimentos aos visitantes, professores e principalmente para eles próprios. Parabéns para todos que participaram direta e indiretamente desta viagem.

Citarei aqui  curiosidades de alguns  países apresentados neste evento.




PORTUGAL: Em 1580, Portugal e Espanha passaram a ser um só país. A chamada União Ibérica durou até 1640, quando os portugueses conseguiram a sua independência. Portanto, por um pequeno período nós fomos espanhóis. 


                                                 













VATICANO:  É o menor país do mundo independente. Possui economia e governo próprio. Situa-se na cidade de Roma, na margem esquerda do Rio Tibre, ocupa uma área de 0,44 km². A população residente fica em torno de 1.900 pessoas, constituída pelo clérigos e funcionários, todos católicos.
O Papa, chefe de Estado, eleito por um colegiado de cardeais. O vaticano tecnicamente é uma monarquia eletiva, não hereditária. É uma autocracia, todos os poderes estão concentrados na figura do Papa, considerado sucessor de São Pedro, não presta contas a ninguém, sendo um emissário de Deus na Terra.


   






CUBA: É um arquipélago formado por mais de 1.500 ilhas. O país possui 265 museus, 120 galerias de artes, 70 teatros, 46 escolas de artes e clubes musicais.
Havana é a capital e a maior cidade do país. 
A educação e saúde são totalmente gratuitos. O sistema de saúde é um dos melhores das Américas. O setor de biotecnologia cubano é dos mais avançados. Criada no país a vacina contra a hepatite B é vendida para mais de 30 países.


                


BÉLGICA:  Localizado na Europa, sua capital Bruxelas. O país foi ocupado por diversos povos, entre eles os celtas, romanos, espanhóis e alemães.
O melhor chocolate não é  o suíço e sim o belga das marcas Leonidas e Godiva.
País da batata frita, vendida em qualquer esquina, é também o país da cerveja. Existem  na Bélgica mais de 700 marcas de cervejas, alguns falam em 1.500 marcas. Cada variedade de cerveja belga é servida em copo apropriado para tal...


    

EMIRADOS ÁRABES UNIDOS : São uma Confederação de  Estados, chamados de Emirados. situado no sudeste da Península Arábica. Os setes Emirados são: Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm-Al- Quwain, Rasal  Khaiamah e Fajairah, todos com grande autonomia. Em Dubai, moram 80% da população local.
Devido à riqueza do petróleo, todos os serviços sociais de educação,transporte e saúde são gratuitos.

             

EGITO: País localizado no continente africano, na porção norte, banhado pelo Mar Mediterrâneo.
Os egípcios de hoje falam árabe e um pouco de inglês.
A moeda usada é a libra egípcia.
Os egípcios antigos costumavam guerrear  montados em camelos. Estes cheiravam tão mal que os cavalos inimigos quase sempre debandavam...


 


Parabéns a todos os alunos que viajaram em três dias para: EUA, Japão, Cingapura, Suíça, Russia, Romênia, Índia, China e tantos outros países.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário