quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

ERA DO LIXO


Boa parte dos atos que a humanidade pratica cotidianamente sem pensar é seguida de outro gesto automático: sobrou, jogou fora.

 Na pré- história,grupos nômades alimentavam-se da caça, da pesca e dos vegetais e os restos da refeição,ossos, peles e casca de frutos, eram largados no solo e seguiam o ciclo natural, numa espécie de éden ecológico. Cada  rajada de progresso desde então contribuiu para que os detritos aumentassem, sem que isso incomodasse muito as pessoas em volta( o asseio, em muitas sociedades, foi um conceito que custou a pegar).A industrialização e a urbanização incorporou ao cotidiano das pessoas uma série de novos produtos e, mais que todos eles, o onipotente plástico que, por demorar um século para se decompor e nunca desaparecer completamente, hoje enfeita ruas, praias rios e oceanos. O impulso industrial contribuiu para o surgimento das metrópoles e quanto mais gente confinada em determinado espaço, mais detritos se acumulavam.A acumulação de sujeira é inevitável, faz parte do mundo atual e não para de crescer e se multiplicar, com novos e problemáticos ingredientes: garrafas, sacolas,embalagens, pilhas,computadores,celulares  e demais novos tipos de lixos que virão.O que fazer com tanto lixo?. Uma pergunta difícil de responder, porém com algumas soluções. Ex: reduzir, reutilizar, reciclar e reinventar. Cabe a cada cidadão saber até que ponto o consumo é necessário.
                                             QUANTO O BRASIL PRODUZ DE SUJEIRA.
61 MILHÕES DE TONELADAS DE LIXO PRODUZIDAS NO BRASIL EM 2010(área urbana)
                                             
                                           COMPOSIÇÃO DO LIXO BRASILEIRO
30% RECICLÁVEL
16% OUTROS REJEITOS
54% MATÉRIA ORGÂNICA 
                                          PARA ONDE VÃO OS DETRITOS

24% ATERRO SEM CONTROLE
18% LIXÃO
58% ATERRO SANITÁRIO


















NÁPOLES (ITÁLIA)

   Cercada de cenários deslumbrantes, a cidade de Nápoles, no sul da Itália, tem 1 milhão de habitantes e mais de 2000toneladas de lixo acumulado nas calçadas. Alimentada por anos e anos de disputa politicas, burocracia e paralisações promovidas pela máfia local.Montanhas de sacos de plástico provoca sujeira e mau cheiro por toda parte. quando aumenta o lixo nas calçadas a população, exasperada, põe fogo nas ruas napolitanas, é um meio de chamar a atenção das autoridades.

 











A CIDADE CAMPEÃ DA LIMPEZA

  A cidade de Boras, na Suécia, tem 105000 habitantes, 1500 indústrias e nem 1 grama de lixo. Seus resíduos têm três destinos: 42% são incinerados e convertidos em energia elétrica, 30% são tratados biologicamente e transformados em biocombustível e 27% são reciclados. A reciclagem é feita inteiramente pela população, que se encarrega de separar e levar o material até os postos de coleta espalhados por toda a cidade. O modelo foi iniciado em 1988, com 300 famílias, e é exportado. A Universidade local presta assessoria de reaproveitamento de lixo a cidades no mundo inteiro, inclusive para a cidade de Macaé (RJ) e Sobral (CE)