sábado, 10 de setembro de 2011

DESERTO DO ATACAMA.



 












 O deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru. Com cerca de 1000 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, pois chove muito pouco na região, em consequência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude. Assim, quando se evaporam, as nuvens úmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante épocas sem chuva. Isso o torna de aridez incrível.
As temperaturas no deserto variam entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é São Pedro de Atacama, que tem pouco mais de 3 000 habitantes e está a 2 400 metros de altitude. Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, motociclistas e aventureiros.
Apesar de pequena e isolada no coração do deserto mais árido do mundo, San Pedro possui uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, os bares e restaurantes ficam lotados com pessoas conversando e planejando o dia seguinte
Coordenadas:  24° 30' S 69° 15' O

MEMORIAL 11 DE SETEMBRO







O Memorial 11 de setembro foi construído no local exato onde ficavam as Torres Gêmeas. Os nomes das quase 3.000 vítimas dos ataques ao World Trade Center foram impressos em bronze nas paredes de duas imponentes piscinas.
Foram lembradas também as vítimas do primeiro atentado ao WTC, que ocorreu no dia 26 de fevereiro de 1993 e matou seis pessoas.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

domingo, 4 de setembro de 2011

PASTO OCUPA 60% DA ÁREA DESMATADA DA REGIÃO AMAZÔNICA.

PECUÁRIA NA  REGIÃO É POUCO INTENSIVA E DESPERDIÇA TERRA; AGRICULTURA RESPONDE POR APENAS 8% DO TOTAL.


A pecuária é a maior responsável pelo desmatamento da região amazônica, pouco mais de 60% da área  que perdeu a cobertura natural foi substituida por pastos.
O dado faz parte de estudo do INPE ( Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em parceria com a Embrapa, e considera o total desmatado até 2008 ,são 720 Km² nos nove Estados amazônicos.
O estudo ainda mostra que 21%  são áreas desmatadas e abandonadas e 8,3% são terras utilizadas para agricultura, sendo que a maior parte dessas terras está concentrada em Mato Grosso, grande produtor de soja.

FONTE: Jornal  A Folha de São Paulo, Caderno Ribeirão/ Ciências  03/09/2011